sexta-feira, 19 de novembro de 2010

●๋•Empregabilidade e perspectiva de atuação no campo da Psicologia.●๋•



18 e 19/11/2010 - III Semana da Psicologia SÃO CAMILO-ES, cujo tema foi intitulado “Empregabilidade e perspectiva de atuação no campo da Psicologia, contou com vários profissionais e representantantes da área.”
A palestra do dia 18 foi ministrada pela professora e pesquisadora Paola Vargas Barbosa, doutoranda pela universidade federal do Rio grande do Sul, que mostrou um panorama atual da psicologia no exterior, no Brasil e mais precisamente no estado do Espírito Santo (ES).
Os espaços de atuação do psicólogo são amplos e podem ser tradicionais ou não-tradicionais.
Tradicionais: Clínica, acadêmica, Serviço social, organizacional, escolar, comunitária, trânsito e hospitalar.
Não tradicionais: Esporte, ambiental, Forense, Comunicação, Auxílio em calamidades etc...
Atualmente há uma concentração muito maior dos profissionais nos locais tradicionais, apesar dos espaços não tradicionais estarem se ampliando com o passar do tempo. Uma universidade privada de Vitória em parceria com o CRP fez pesquisas em média com 800 psicólogos de 1000 atuando no estado em 2000. Com um percentual considerável, 80%%, a prática clínica é a mais desenvolvida, porém, os psicólogos que atuam nessa área têm mais de 1 trabalho - Isso mostra que a renda só da prática clínica não é satisfatória.A pesquisa foi no ano de 2000,mas podemos observar que muitas coisas que mudaram ainda não são tão consideráveis a ponto de reverter a situação e dispensar totalmente os dados obtidos na pesquisa.

Algumas áreas de atuação e perspectiva de atuação:

São muitas áreas,mas vou comentar apenas 3 delas...
A maioria das vagas abertas aos psicólogos é na área organizacional, e existe um número considerável de psicólogos ingressando nessa área.
A acadêmica requer um estudo contínuo e muito esforço: Pós graduação, mestrado, doutorado... Pra quem gosta, é uma área muito rica!
A Psicologia escolar ainda um pouco confusa em detrimento do consenso da função do psicólogo dentro da instituição e apesar de ser tradicional é bem deficiente, principalmente na escola pública onde não vemos psicólogos atuando.
Já temos psicólogos sem fronteiras, como temos os médicos sem fronteiras que atuam em auxílio às calamidades, principalmente no exterior, em terremotos, catástrofes etc...Esperamos que esse espaço,como outros não tradicionais, se amplie ainda mais e conceda muitas oportunidades aos profissionais da área.

Só lembrando aos curiosos que pretendem ingressar nessa área: O salário considerado mínimo a ser pago ao profissional da psicologia é de aproximadamente R$ 1.500 dependendo da carga horária. (Sem a prática da clínica privada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário