(TPM se refere somente à tensão pré-menstrual enquanto a SPM - Síndrome da tensão pré-mentrual - apresenta os sinais e sintomas.)

Alguém nesse momento deve estar se perguntando: Mas por que alguém da área de Psicologia discutirá esse assunto?
É simples! Os sintomas da SPM não são só somáticos, são também psíquicos. Eles são se aprensentam somente físicos, como uma cólica, por exemplo, também se aprensentam como psíquicos. Exemplo: Incapacidade de concentração.
Agora que já sabemos que os sintomas da SPM são somáticos e psíquicos, vamos ver quais são os sintomas mais comuns de ambos:
SOMÁTICOS:
Estados congestivos que afetam principalmente as mamas, abdome e pelve, a retenção hídrica e outras manifestações como a enxaqueca, o aumento da secreção vaginal, dores vagas generalizadas, anorexia, aumento do apetite, diarréia, constipação, sudorese, acne, herpes, insônia, crises asmáticas, aumento de peso temporário, dores lombares e ciáticas, distúrbios alérgicos, crises cíclicas de hipertrofia da tiróide, aerofagia, estados hipoglicêmicos e crises convulsivas.
PSÍQUICOS:
Tem maior frequência. Associado à incapacidade de concentração, labilidade afetiva, perturbações no sono, agressividade, irritabilidade, tensão nervosa, humor variável, depressão, ansiedade, crises de choro e desânimo.
Ufa!!! Depois disso, alguns homens vão rever seus conceitos e não mais dirão que TPM é desculpa de mulher pra faltar no serviço, está indisposta e brava (rsrs).
Há uma alteração significativa no organismo da mulher. Em relação aos hormônios podemos observar as alterações:

A neuroendocrinologia é o estudo da produção e liberação de hormônios por células nervosas - neurônios, e a inteção destes com vários orgãos e tecidos alvo, sendo a ovulação o resultado final dessas interações hormonais, gonadais e extra-gonadais, que se iniciam na menarca e continuam até a menopausa. Essa interação citada envolve algumas estruturas principais como: a glândula hipófise - Que secreta e produz hormônios -, o hipotálamo e ovário, influenciado pelo córtex cerebral e o Sistema Límbico - Também conhecido como Sistema da Emoção.
Não vou me aprofundar nessas questões de neurofisiologia e passarei direto ao tratamento.Lógico que, cada caso é um caso. Os sintomas não são os mesmos em todas as mulheres e nem toda cólica é normal. O tratamento possui diferentes níveis e a paciente deve entender esse preocesso da SPM.
TRATAMENTO:
- Evite ou diminua o consumo de doces;
- Pouca ingestão de Sódio (Sal), pois causam retenção no organismo responsáveis pelos inchaços que causam dores nas pernas e nas mamas;
- Pratique exercício físico, eles liberam endorfina e ajudam a melhorar a tensão;
- Não faça uso de café para diminuir a ansiedade;
- Tenha uma alimentação leve, inclua mais frutas e verduras;
- Tente reduzir o estresse;
- Fique longe de bebidas alcoólicas;
- Medicação: Hormônio antiestrogênico, Psicotrópicos, Antidepressivos, Inibitores seletivos da recaptação da Serotonina, Cálcio. - O uso da medicação vai depender do nível de cada caso e a ingestão só pode ser feita com prescrição médica. Colsulte seu ginecologista.
(Sindrome pré- menstrual e Desempenho escolar, 2001, v. 23, nº 7, 452 -459)